Profissional especializado e altamente qualificado, recrutado de forma justa - é isso que a Advanda representa!

Os princípios corporativos da Advanda para o recrutamento de profissionais de saúde

Advanda é uma consultoria de pessoal e de gestão com enfoque no recrutamento de profissionais de enfermagem de países terceiros (estados fora da UE). Colocamos profissionais de saúde em centros de saúde alemães, tais como clínicas, hospitais e lares de idosos. O foco é o melhor cuidado possível para ambas as partes: Para os nossos clientes, encontramos exatamente os candidatos mais adequados que correspondem ao perfil que procuram e acompanhamos o departamento de RH através de todos os procedimentos administrativos; para o profissional que recrutamos, oferecemos uma preparação abrangente, seguida de uma integração intensiva na rotina diária das clínicas alemãs, até o reconhecimento do diploma estrangeiro na Alemanha. Nos vemos como um fornecedor de oportunidades para ambas as partes: Permitimos às instituições médicas e de cuidados de saúde cobrir as suas necessidades de pessoal de uma forma descomplicada e de alta qualidade, a fim de poder cuidar dos pacientes da melhor forma possível. Permitimos que candidatos de países terceiros trabalhem na profissão desejada como profissionais de saúde numa relação de emprego a longo prazo.

Os seguintes princípios corporativos representam o nosso compromisso de recrutamento justo e ético, como ator não estatal no contexto internacional de recrutamento de profissionais da saúde. Estes princípios também se aplicam explicitamente aos nossos parceiros de cooperação em países terceiros. Encorajamos todos os nossos parceiros a implementar os seguintes princípios e a verificar regularmente o seu cumprimento.

1 Estamos empenhados no recrutamento justo e ético, de acordo com os princípios do selo de qualidade "Fair Recruitment Care Germany".

1.1 Estamos empenhados num processo de recrutamento justo

A Advanda está, evidentemente, empenhada em cumprir todas as condições de enquadramento legalmente prescritas. Isto aplica-se em particular aos requisitos do direito de residência, laboral e social alemão. Obrigamos os nossos clientes nos estabelecimentos de saúde alemães a celebrarem contratos de trabalho com os profissionais recrutados que cumpram os requisitos e práticas da legislação laboral alemã. Isto aplica-se explicitamente tanto ao direito individual como ao direito coletivo do trabalho.

Além disso, a Advanda está empenhada em assegurar que os profissionais que recrutamos possam levar uma vida autodeterminada na Alemanha. Isto diz respeito em particular aos direitos consagrados na Constituição da Alemanha.

A Advanda trabalha ativamente para assegurar boas condições de trabalho de acordo com as normas alemãs, explicitamente para evitar sobrecarga e permitir uma integração bem sucedida. Também combatemos ativamente a desigualdade e a discriminação. Em caso de discriminação ou bullying no local de trabalho, por favor contacte o seu patrocinador designado no nosso escritório. Se tais casos ocorrerem fora do local de trabalho, pode contactar o governo federal www.antidiskriminierungsstelle.de. Num caso grave de violência sexual, por favor contacte imediatamente a polícia local e informe-nos.
As nossas medidas de recrutamento e integração na Alemanha estão totalmente orientadas para assegurar que os trabalhadores de cuidados que recrutamos possam levar uma vida profissional e social satisfatória na Alemanha.

1.2 Estamos comprometidos com a diversidade

Sabemos por muitos anos de experiência: A diversidade dos profissionais da saúde leva a melhores cuidados e padrões mais elevados. Vemos a diversidade como um enriquecimento e, através das nossas mediações, gostaríamos de contribuir para dar forma a um ambiente diverso que se caracteriza pela igualdade de tratamento com dignidade e respeito mútuo.

Isto inclui explicitamente as expectativas dos pacientes e profissionais de saúde, também no que diz respeito aos efeitos sobre o bem-estar geral.

1.3 Estamos empenhados em um recrutamento justo do ponto de vista ético

A Advanda posiciona-se explicitamente para um recrutamento eticamente justificável de profissionais da saúde. Não recrutamos explicitamente a partir de países onde há falta de pessoal de enfermagem qualificado. Fazemos aqui clara referência à Diretiva dos Trabalhadores Altamente Qualificados adoptada pelo Parlamento e Conselho da UE em 2021, segundo a qual, especialmente nos países em desenvolvimento, nenhuma política de recrutamento pode ter lugar em todas as áreas onde existe uma escassez de mão-de-obra local. Tomamos aqui uma posição clara contra a criação de uma fuga de cérebros nos países em desenvolvimento.

Em vez disso, a Advanda concentra-se explicitamente no recrutamento de profissionais de enfermagem de países terceiros que têm um excedente de pessoal de enfermagem. Nos vemos como um fornecedor de oportunidades para profissionais de enfermagem altamente qualificados que procuram novas perspectivas, devido à saturação do mercado de trabalho doméstico.

A Advanda apenas realiza recrutamentos que garantem os direitos dos profissionais recrutados. Isto inclui todos os processos que os profissionais de saúde passam até serem reconhecidos na Alemanha e inclui também os nossos parceiros de cooperação no estrangeiro, bem como a conduta do cliente na Alemanha para com o profissional de saúde e a seleção de clientes adequados.

Os nossos cuidados destinam-se a colocar os trabalhadores da saúde que recrutamos numa situação em que todos os direitos e proteções da lei alemã e do direito do trabalho alemão são preservados.

1.4 Estamos empenhados numa cooperação justa e ética

A Advanda só trabalha com parceiros que estão comprometidos com os mesmos princípios de colocação justa e ética. Estruturamos e auditamos os nossos procedimentos de recrutamento para assegurar que a colocação ética e justa é respeitada ao longo de todo o processo. As nossas normas sobre práticas de recrutamento justo e ético são revistas regularmente, o que inclui os nossos parceiros de cooperação.

2 Compromisso com o "Código Global de Conduta da OMS para o Recrutamento Internacional de Pessoal de Saúde" ("Código da OMS").

Advanda salienta que aderimos explicitamente ao Código da OMS. Consideramos que é nossa responsabilidade implementar as diretrizes do Código da OMS. Estamos empenhados no seu conteúdo sobre o recrutamento internacional de enfermeiros, em particular para

  • Transparência, equidade e promoção da sustentabilidade dos sistemas de saúde dos países em desenvolvimento (3.5)

  • uma abordagem transparente em relação às obrigações contratuais dos trabalhadores da saúde no seu país de origem (4.2)

  • Compromisso de implementar o Código independentemente da duração do contrato de trabalho (4.7)

Para mais informações, ver o Código Global de Prática sobre o Recrutamento Internacional de Profissionais de Saúde da OMS.

3 Comprometemo-nos a colocar livremente (princípio "empregador paga") e a restringir cláusulas vinculativas

3.1 Obrigação de mediação sem custos

De acordo com os princípios acima referidos, o recrutamento de profissionais de saúde de países terceiros é sempre gratuito para o respectivo profissional. Esta é a única forma de assegurar que o trabalhador não seja exposto a qualquer pressão econômica que possa levá-lo a desistir dos seus direitos. A Advanda está expressamente empenhada em assegurar que todos os serviços de recrutamento são gratuitos para os profissionais de saúde que recrutamos. A Advanda assegura através de contratos que apenas o cliente remunera a Advanda pelos seus serviços. Estamos expressamente comprometidos com este princípio do "empregador paga".

3.2 Compromisso com o princípio "Empregador Paga" e o seu âmbito

A Advanda está expressamente comprometida com o princípio "Empregador paga" descrito acima. Os nossos acordos contratuais com os nossos clientes são concebidos para garantir a implementação deste princípio.

O princípio do "empregador paga" diz respeito, entre outras coisas, às taxas, liquidações, impostos e outras obrigações financeiras (doravante "custos") incorridos em relação ao processo de colocação.

Gostaríamos de mencionar explicitamente os seguintes serviços pelos quais não são cobrados custos do profissional de saúde:

  • processo de candidatura inicial

  • Organização e realização de entrevistas

  • Pedido de autorização de residência

  • Pedido de autorização de trabalho

  • Pedido de autorização de viagem

  • Pedido de autorização de saída

  • Pedido de visto

  • Outros serviços para documentos, por exemplo traduções e certificação notarial

  • Teste de competências linguísticas

  • Exame dos conhecimentos e competências

  • Custos dos relatórios médicos

  • Custos de referência, antecedentes e outros controles de segurança

  • Custos de transporte e viagem do país terceiro para a Alemanha, incluindo estadia, meios de transporte e alojamento

  • Formações

3.3 Obrigação de restringir o uso de cláusulas vinculativas

A fim de evitar que os profissionais de saúde recrutados pela Advanda entrem em relações de emprego devido a pressão econômica ou dependência financeira ou que permaneçam em relações de emprego que possam restringir os seus direitos pessoais, a Advanda celebra acordos contratuais com os respectivos clientes em caso de cessação da relação de emprego entre o profissional e o cliente para o reembolso dos custos de recrutamento, migração, formação e educação contínua. Estes só podem ser cobrados na medida do permitido pela legislação alemã, em particular pela legislação laboral alemã.

Este princípio aplica-se igualmente aos nossos acordos contratuais com parceiros de cooperação no estrangeiro. Na medida em que existem contratos entre profissionais de cuidados e parceiros de cooperação que prevêem cláusulas vinculativas, a Advanda obriga os seus parceiros de cooperação a garantir que estas cláusulas devem ser permitidas ao abrigo da lei local em vigor. Isto aplica-se em particular a acordos com escolas de línguas, mesmo que um terceiro fornecedor seja responsável pela formação linguística.

A Advanda revê regularmente os seus parceiros de cooperação relativamente a estes princípios e assegura a implementação do princípio "empregador paga" e a restrição do uso de cláusulas vinculativas através de acordos contratuais.

4 Acordos, convênios e orientações internacionais

Em conclusão, como recrutador internacional de profissionais da saúde, a Advanda refere-se explicitamente a acordos internacionais que servem para manter a proteção dos direitos dos profissionais recrutados. Os princípios da nossa empresa baseiam-se nos seguintes acordos internacionais:

5 Revisão regular e atualização destes princípios

A Advanda compromete-se a rever estes princípios corporativos numa base trimestral a partir de 01 de Abril de 2022, em particular no que diz respeito à atual situação fática e jurídica. Este compromisso será avaliado regularmente e, se necessário, atualizado ou adaptado.

6 Versões linguísticas

Advanda torna estes princípios corporativos disponíveis nas línguas nacionais oficiais que correspondem às nossas atividades de recrutamento.

fontes de imagem: Adobe Stock / Robert Kneschke